Entrevista com a escritora M. L. Bastilho

Olá leitores!
Hoje, trago uma entrevista animadora e que pode servir de exemplo para muita gente. Falo da escritora M. L Bastiho Saiba mais sobre ela, aqui.
A autora gentilmente aceitou ceder uma entrevista ao blog que vocês conferem logo a seguir.

M. L Bastiho - Foto Divulgação 

1 - Primeiramente, agradeço por ceder a entrevista. Para iniciarmos, quem é M.L. Bastilho?

Eu que agradeço *-* Me chamo Marcia Luisa Bastilho Gonçalves, uso o M.L. pois acho meu nome muito comprido. Tenho 18 anos, sou a segunda irmã numa família com 4, e ao contrário de Marcus e Viktor, a gente não quer se matar – sempre – . Sou capricorniana, amo ler, vale todo tipo de livro, basta me chamar a atenção. Gosto de escrever desde que me lembro por gente e posso ser bem geniosa na hora de defender minhas opiniões. Pra mim, vampiros têm que ser malvados. Sei o que é “impedimento” no futebol, mas não sei onde fica o acelerador em um carro. Durmo mais de doze horas por dia e tô sempre acordada de madruga. – Meu Deus, acho que essa sou eu! Oo 

2 - Gostaria de saber quais foram as suas principais influências e como foi seu início para o meio literário.

Influências? Ah, não sei dizer, mesmo. É mais coisa de momento, tudo pode me influenciar na hora de escrever, tudo mesmo. Gosto das cenas cheia de adrenalina em filmes de ação, porque me fazem ter quinhentas ideias e as cenas dramáticas dos livros fazem com que eu queria fazer o contrário. Como sempre escrevi *qualquer coisa*, não sei exatamente quando eu “entrei para esse mundo”. Na hora de escrever The Burns, eu simplesmente queria fazer algo diferente, queria escrever algo que ainda não existe e que acatasse todas as minhas exigências sobre o tema vampiros.

3- Marcia, como foi escrever versos, textos sem rimas para relatar os sentimentos de suas bonecas?

Eu fazia isso por divertimento e tédio, na verdade, mas ADORAVA! Elas tinham uma vida tão movimentada, relacionamentos intensos, viviam cheias de drama... sinto falta delas. ~risos~ 

4 - Você já escreveu vários poemas e versos , mas entre eles, qual mais lhe marcou e por quê?
Ain, perguntinha difícil. Todos me marcam de uma maneira, porque foram feitos de coração e é mais coisa do momento, sabe, o que você tá sentindo agora. 

Sujeira fora do lugar 
O banho da madrugada 
Que não me ajuda a voltar a dormir 
Água e pele queimada 
Que não me ajuda a te esquecer e seguir 
Porta trancada 
Vapor que queima meus olhos 
Água e pele, tanta, tanta água 
Que tudo que sabe fazer é me molhar 
Queria que soubesse também te lavar do meu olhar 
Queria te lavar do meu coração 
Com água quente e sabão 
Como uma sujeira fora do lugar 
Dou três passos para trás por precaução 
Quando tenho que dar um para frente 
Dizem que número par traz azar 
Me pergunto se um dia foi diferente 
Se um dia eu soube amar 
Mas tudo que sei fazer é chorar 
Queria que minhas lágrimas te banhassem 
Como a água quente me banha agora 
Queria que essas vozes calassem 
Queria poder simplesmente ir embora 
A porta continua trancada 
E o vapor me cega 
Tem uma coisa muito errada 
Que me pega, se apega 
Gruda na minha pele feito sujeira fora do lugar 
Acho que é amor. 



5 - Foi anunciado recentemente o lançamento do livro The Burns – Chamas de Sangue , pela Editora Literata. Como foi a ideia inicial para a construção da obra? 

A série The Burns em si veio com a minha vontade de juntar tudo que eu acreditava ser vampiros de verdade e o que precisava ter em um livro desse tema. Eu queria ação, sangue, sexo e suspense. Eu queria algo que te fizesse lembrar dos vampiros antigos, aqueles seres sedutores e muitos sedentos e que pensam nos humanos apenas como “comida divertida”; tomara que eu tenha conseguido chegar perto do que queria. ~risos~

6 - E como estão os preparativos para o lançamento?

A revisão acabou de ficar pronta e o livro tá nas mãos da Editora, onde começarão os procedimentos burocráticos, para que em agosto fique tudo prontinho *-* Pensem em uma pessoa ansiosa. HAHAH 

7 - Você poderia destacar uma frase do livro para os nossos leitores?

Essa foi a pergunta mais difícil de responder, sabia? Catei no livro todo uma frase que expressasse exatamente o que é Chamas de Sangue, foi difícil, mas gosto dessa aqui: 

-Eu pude ver diante dos meus olhos. – sussurrou quando ele parou silencioso ao seu lado. 
-O que você viu? 
Ele sabia que ela podia dizer coisas tipo morte, sangue, muito sangue, sexo em muitas maneiras de perversão, humanos morrendo sorrindo e muitas outras coisas. Mas o que ela disse o pegou de surpresa. 
-Minha humanidade desaparecer. 
Ficaram em silêncio durante um tempo, paralisados, respirando apenas por hábito. Marcus teve que falar: 
-Mas você a puxou de volta. 

8 - Você poderia definir a relação entre Viktor, Debora e Marcus?

São três personagens com a personalidade completamente diferente entre si, mas com algo em comum que eu fui notar apenas no fim da escrita de Chamas de Sangue: todos os três querem provar alguma coisa, querem mostrar que podem, que são fortes. Eles têm essa mania de achar que o mundão tá, sim, se importando com eles e muito. E a relação dos três é baseada nisso: cada um querendo mostrar para o outro que não precisa de ninguém para ser feliz, tanto no relacionamento amoroso, quanto na relação entre os irmãos. 

9 – No seu blog você fala sobre sua relação conturbada com sua protagonista Debora. Nos fale um pouco sobre ela.

A Debora é uma mocinha bem diferente, ela não é a sem graça adolescente que se apaixona por um vampiro. Ela é uma atriz adulta, ambiciosa, egoísta e, muitas vezes, promíscua e arrogante. Porém, ela tem esse senso de justiça, de querer fazer o certo, de lutar para isso até o fim. Ela é leal, apesar de tudo. Quando humana, ela estava super frustrada com a vida que tinha escolhido para si e como vampira, ela se sente mais perdida ainda, por ter tantos sentimentos dentro dela e que nem sabe por onde começar para fazer o certo. Debora cresce muito no decorrer do livro e na série. A gente acaba gostando dela. 
10 –Marcia, a poucos dias a Comunidade The Burns completou 1 ano, você fez um verdadeiro desabafo no seu blog, sei que e doloroso relembrar coisas ruins. Mas poderia nos contar um pouco sobre isso? 

Depois que criei a comunidade e ela cresceu de uma maneira que nunca sonhei, apareceram “inimigos”. Normal, isso acontece em todo lugar e com todo mundo. E no fim do ano, aparece uma Editora dizendo que queria publicar meu livro, meu sonho. Aceitei, como muitos autores vieram a fazer mais tarde. Estávamos bêbados de felicidade e entusiasmo e acabamos não percebendo que a Editora em questão não existia e que era tudo mentira. Hoje em dia, a gente cuida mais das questões “chatinhas”, porém AS MAIS IMPORTANTES, como saber se a Editora tem CNPJ, se já teve algum livro publicado, se realmente existe. Todos têm que fazer isso, tomar cuidado. Porque o que mais tem no mundo são pessoas que se passam por ‘fadas-madrinhas’ e que na verdade não passam de bruxas malvadas. 

11 - Poderia falar para os nossos leitores sobre o livro Vivendo das Cinzas?
Gosto de pensar que comecei a escrever a Vivendo das Cinzas para os fãs, para as burnicats apaixonadas pelo Matteo, personagem de Chamas de Sangue e que “sumiria” no restante da série. Elas gostaram tanto dele, que me senti obrigada a contar a sua história e mostrar o que acontece com ele depois que ele vai embora. Vivendo das Cinzas é um livro fora da série The Burns, mas isso não faz dele muito diferente. Ou faz. Vivendo das Cinzas é mais doce e romântico. Fala sobre superação, sobre lutar por um amor proibido e esquecer o sombrio passado, tentando curar suas cicatrizes com , veja só, com amor! ~risos~ 

12 - Quais dicas daria para os jovens que desejam ingressar na carreira como escritor? 

Sejam teimosos e deixem a preguiça de lado. Acreditem no que estão fazendo e sempre queiram melhorar. Quer escrever MESMO? Então, senta, escreva, leia, edite e lute. Tem tanta gente ruim por aí que vai querer destruir teu sonho, mas se é isso mesmo que você quer, você vai conseguir chegar até o fim.

13- Existem novos projetos em pauta?

Muitos, na verdade. Minha cabeça não para! Tenho mais 4 livros da série The Burns para terminar, Vivendo das Cinzas, mais um sobre outro personagem de The Burns. Tenho dois YA, um na fase de finalização e outro recém começando... Tenho outro livro que estou escrevendo com uma amiga... cara!! Acho que preciso descansar! HAHAHAH

14 - Perguntas Rápidas:

Um livro: Souvenir – Therese Fowler
Um(a) autor(a): JK Rowling
Um ator ou atriz: - nunca consigo responder a essa, desculpa. HAHAHA
Um filme: P.S. Eu Te Amo ou Closer. ~amo chorar~
Uma música: Tarde de Outubro – CPM22 ~música da minha vida~
Um dia especial: Dia 8 de junho de 2010, quando criei a comunidade The Burns
Um desejo: quero muito a Série The Burns terminada e publicada. Seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse ter isso.

15 - Deseja encerrar com mais algum comentário?
Quero agradecer essa oportunidade de divulgar meu trabalho e desejar toda a sorte do mundo para vocês *--* E aaah, comprem Chamas de Sangue, viu?

16 - Como os interessados poderão saber mais sobre M.L Bastilho?

Poderão me achar na

Comunidade The Burns / Blog / Twitter / Twitter pessoal 



Vocês gostaram? Eu amei!!
Muito obrigado Marcinha pelo tempo que disponibilizou para com nosco.
Te desejo todo o sucesso do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Espero que tenha gostado do blog e que continue nos visitando! Curta nossa Fan Page