Resenha #4: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson


Eu nunca havia lido nada de James Patterson, e esse é um dos livros mais lindos que já tive o prazer de ler. A impressão é que faltará folego e não tem como parar de ler. Cada página, uma revelação!!! Tenho certeza que qualquer um que leia sobre a história de Katie, Matt, Suzanna e Nicholas vão se emocionar grandemente. E o leitor se vê invadido pela vida dessas duas mulheres, que amam o mesmo homem.
Já deixo o aviso: esse livro vai te fazer chorar (ou, ao menos, se emocionar bastante).

 Cuidado contém Spoiler 

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


Katie Wilkinson é uma jovem editora em Nova York, que há um ano estava vivendo o momento mais feliz da  que já tivera em sua vida ao lado de seu namorado Matt Harrison. Mas justamente quando ela achava que tudo não poderia ficar melhor, ele termina inexplicavelmente o relacionamento.
Katie não conseguia entender oque estava acontecendo.Como poderia ter se enganado tanto a respeito de Matt? Como podia estar tão errada? O que havia acontecido? Por quê?

No dia seguinte ao término do namoro, Katie encontra um pacote  encostado na porta da frente de seu apartamento deixado por Matt em sua porta. Dentro havia um diário escrito a mão - Diário de Suzana para Nicolas. Segundo Matt, ela iria entender tudo ao ler aquele diário.
Quando começa a leitura, Katie descobre que o diário foi escrito por Suzana, mulher de Matt, para o filho de ambos, Nicolas. Como aquilo poderia explicar alguma coisa? Matt ainda seria casado e a estaria enganando? Seria divorciado? Por que então enviar aquele diário para ela?
Katie ainda não consegue compreender, mas decide ler o diário e conhecer um pouco mais da história de Suzana, Nicolas e Matt.

Quando se abaixou para pegar o pacote, reconheceu a caligrafia. Era de Matt. Não havia dúvida quanto a isso. Quase deixou o pacote cair. Teve vontade de atirá-lo longe. Mas não foi o que fez. Controlada demais, esse era o problema dela. Um dos problemas. Katie ficou olhando fixamente para o pacote durante algum tempo. No fim, respirou fundo e rasgou o embrulho de papel pardo. O que encontrou foi um pequeno diário com jeito de antigo. Katie franziu a testa. Não estava entendendo. Então começou a sentir o estômago revirar. Na capa estava escrito à mão “Diário de Suzana para Nicolas”.

Talvez esse diário explique as coisas melhor do que jamais conseguiria. Se puder, leia-o. Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.

Meu parecer:

Não pude deixar de me apaixonar por todos os personagens - eles são incríveis a seu próprio modo. A história fala de amor, esperança, luta. Mas posso dizer  que vivenciei um conflito muito grande quando comecei a ler o livro, eu queria que Matt volta-se para Katie e queria muito que o romance dos dois desse certo. Ai fui apresentada para Suzanna... uma mulher corajosa, meiga, carismática e feliz apesar de tudo que está acontecendo em sua vida. O meu conflito se dá ai, porque estava disposta a torcer por Katie até o final do livro, ai ao conhecer Suzanna também estava torcendo para que o romance dela desse certo.
Tem certos momento da história me peguei desejando um Matt só para mim. 
Mas, garanto que os leitores também vão se apaixonar por ele e se compadecer de sua grande dor.
O enredo é incrível! James Patterson soube mesclar muito bem história de Katie e Matt com o diário de Suzunna. E o leitor se vê invadido pela vida dessas duas mulheres, que amam o mesmo homem. Que lutam para ter a mesma coisa uma vida com ele.
O Diário de Suzana para Nicolas é um dos romances mais belos que já li. E o tipo de livro que te faz repensar tudo o que você já fez até agora na sua vida.


KATIE WILKINSON estava mergulhada na água quente em seu apartamento em Nova York. A banheira de louça era antiga e fora de moda, mas ainda assim maravilhosa. O apartamento tinha um ar vintage romântico e funcional. Guinevere, sua gata persa, se encarapitara na pia como um casaco de lã cinza que Katie houvesse acabado de tirar. Merlin, seu labrador preto, estava deitado no chão em frente à porta que dava para o quarto. Os dois a observavam com um ar de preocupação. Katie abaixou a cabeça quando terminou de ler o diário encadernado em couro e o colocou sobre o banquinho de madeira ao lado da banheira. Sentiu o corpo estremecer. Então começou a soluçar e viu que suas mãos tremiam. Estava perdendo o controle e isso não era algo que acontecesse com frequência. Ela era uma pessoa forte, sempre fora.


“Katie não conseguiu ir trabalhar naquele dia. Não conseguiria encarar o pessoal do escritório. Ou um estranho no ônibus. Já havia sido alvo de muitos olhares curiosos no barco.“


Minhas reações ao ler O Diário de Suzana para Nicolas

Primeira parte do livro                Metade do livro                     Quase no final do livro
image  

Minha reação na parte final do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Espero que tenha gostado do blog e que continue nos visitando! Curta nossa Fan Page